domingo, 9 de novembro de 2008

Jussanam derrete o norte da Iceland

Já faz três semanas que a cantora-atriz-escritora brasileira Jussanam Dejah se apresentou no extremo norte da Islândia. Eu não tinha ainda publicado nada sobre este seu mais recente show, porque ninguém diz simplesmente: “Eu fui cantar em Olafsfjordur sábado passado”. Foi justamente assim, num e-mail lacônico de quatro linhas, que Jussanam me escreveu na última 3ª-feira, dia 4 de novembro, como quem diz: “Ah!, David, fui ali cantar uns sambas e já estou de volta...” Pedi a ela pra deixar a modéstia de lado, e contar em detalhes sua nova peripécia.
Só de olhar o mapa-mundi, já dá geleira na barriga ao ver onde esta morena guerreira está demonstrando a sua arte. A artista carioca está radicada em Reykjavik, capital islandesa, desde fevereiro deste ano.

A cidade de Olafsfjordur fica a noroeste da Islândia – mais algumas braçadas você estará na Groenlândia, na cara do Pólo Norte. Jussanam nos conta como foi:
“Viajei para Olafsfjordur numa semana de tempestades de neve. Quase não embarco devido ao mau tempo. Mas, no final das contas lá estava eu indo para o Norte da Islândia pela primeira vez - e sozinha!!!. Os músicos que me acompanhariam moram no Norte. Peguei um avião (40 minutos de vôo; de carro seriam 5 horas) de Reykjavik para Aukureyri (considerada a capital do Norte da Islândia). É uma cidade charmosa, banhada por um gélido oceano. Assim que você chega na cidade, se depara com essas águas glaciais e belas. No aeroporto, encontrei o baterista Halli Gulli, que vive em Aukureyri.
De lá partimos de carro para Olafsfjordur. Isso foi mesmo uma aventura, porque eu nunca vi tanta neve na minha vida! A temperatura estava 3 graus abaixo de zero, o que não é novo pra mim, pois já me acostumei ao clima da Islândia. A novidade foi a quantidade de neve, a proximidade das montanhas e a geografia do local. É muito diferente de Reykjavik. Lá, você vê as montanhas ao longe. Já nessa região você está tão próximo das montanhas, as estradas são realmente aos pés das montanhas.
Nesse dia, as estradas estavam totalmente cobertas de neve (viajamos com uma tempestade de neve). Era um espetáculo bonito e um pouco assombroso para essa carioca que achava que já conhecia a Islândia. Não, eu não conhecia: é totalmente diferente viajar pelas ci
dades próximas a Reykjavik e viajar para o Norte da Islândia. É claro que eu estava com medo. Mas o baterista Halli Gulli está tão acostumado a viajar desse jeito, que eu acabei relaxando. Ele dizia: -É só neve! Apenas isso!
Debaixo da nevasca lá fomos nós!
Chegamos sãos e salvos na pequena Olafsfjordur (946 habitantes). O percussionista brasileiro Guito, que tocaria conosco, não teve a mesma sorte. Ele não conseguiu sair da cidade em que mora (também no Norte) para tocar conosco. As estradas que dão acesso para Olafsfjoudur vindo da cidade dele (Siglufjordur) estavam fechadas para viagem. Então, faltou a percussão brasileira no show, e eu não conheci esse músico. Todos os músicos que tocaram comigo, eu conheci no dia em que cheguei lá. O guitarrista brasileiro Thiago Trinsi vive nessa cidade há quatro anos com sua esposa e uma linda filhinha. São uns amores, muito hospitaleiros. Visitando a casa dele comi um delicioso bolo de milho, à moda brasileira (feito pela esposa dele).
O show foi, na verdade, uma apresentação de músicas latinas. Os cantores islandeses Lisa Haugs and Fridrik Omar também tocaram nesta noite. Fridrik Omar é famoso aqui, e representou a Islândia na Eurovision’2008. Ele é muito simpático;
na minha última música, acabou entrando no palco e fazendo a minha percussão. Muito bonito da parte dele.
Fiquei hospedada num apartamento em frente ao Tjarnaborg (local do show), providenciado pela produção do evento.

Cheguei a Olafsfjordur no sábado, e retornei para Reykjavik no domingo. Com tanta neve, num lugar tão pitoresco, a sensação quando voltei para a capital era de que Reykjavik é um paraíso tropical em comparação com o norte da Islândia.”

Jussanam se apresentou com os músicos Thiago Trinsi (guitarra); Maggi Hildar (guitarra); Halli Gulli (bateria) e Gulli Helga (baixo).
Em 2009, Jussanam Dejah fará uma turnê pelo norte europeu, começando pela Dinamarca e Suécia.
Para ler todas as publicações sobre esta artista no nosso boteco, clique
aqui.

Um comentário:

David da Silva disse...

Jussanam Dejah mandou e-mail:

"Takk fyrir,

O artigo ficou muito bom e voce conseguiu lindas fotos de Olafsfourdur e mais alguns detalhes
em sua pesquisa. You are great!!!

Kisses,

Jussanam"