quinta-feira, 26 de março de 2009

Tudo como antes na velha Propinolândia

Não há nada de novo debaixo do sol.
Se é encontrada alguma coisa da qual se diz:
“Veja: isto é novo!”,
ela já existia nos tempos passados.

(Eclesiastes, 1:9-10)

Filho de caminhoneiro, me acostumei desde pequeno a ver do alto da boléia do meu pai o nome da empreiteira Camargo Corrêa espalhado por estes Brasis afora.
Cedo aprendi que a riqueza dos grandes conglomerados é filha da sua relação promíscua com a corja política.
O atual bafafá com a prisão de figurões da construtora Camargo Corrêa, para mim, é jornal de ontem.
Aliás, é notícia com data de 22 anos atrás.
Em 13 de maio de 1987, o colunista político Jânio de Freitas detonou, na Folha de São Paulo, o esquema de favorecimento na construção da ferrovia Norte-Sul – que ligaria o Maranhão ao Detrito Federal.
Os envelopes da concorrência foram abertos em 12.mai.87. Mas no dia 8 daquele mês o jornalista já sabia os nomes dos vencedores. E até dos trechos (lotes) com que cada um seria contemplado. Ele, então, colocou, no meio dos classificados do jornal, na sugestiva seção “Negócios e Oportunidades”, o seguinte anúncio:Quando o Governo Sarney anunciou os ganhadores da licitação, constatou-se que cada código do anúncio correspondia, com precisão milimétrica, à parte da ferrovia a ser construída pelas empreiteiras citadas pelas iniciais.
Para entender o anúncio, siga a seguinte decodificação:
L1A: NO (lote [trecho] da Norberto Odebrecht, com 41,63km)
L2A: QG (Queiroz Galvão, 56,37km)
L3A: MJ (Mendes Junior, 105,30km)
L5A: CRA (C. R. Almeida, 71,60km)
L6A: Ser (Serveng-Civilsan, 33,85km)
L7A: EI (Empresa Industrial Técnica, 50,25km)
L8A: COW (Cowan, 47,97km)
L9A: Cee (Ceesa, 30,13km)
L1B: CB (CBPO, 43,95km)
L2B: CC (Camargo Correa, 43,19km)
L3B: AG (Andrade Gutierrez, 69,10km)
L5B: Cons (Constran, 29,53km)
L6B: Sul (Sultepa, 35,10km)
L7B: CBr (Construtora Brasil, 34,82km)
L8B: AV (Alcindo Vieira, 31,19km)
L9B: T (Tratex, 49,25km)
L10B: Par (Paranapanema, 30,12km)
L11B: FG (Ferreira Guedes, 29,34km)
Denunciada a fraude, a concorrência foi cancela. Feitas novas licitações, a obra foi inaugurada com atraso por Sarney, mas apenas no trecho do Maranhão. Até hoje a estrada de ferro está em construção...
A Camargo Corrêa é generosa doadora de grana para o PSDB, PT, e outros do mesmo saco. A Camargo Corrêa está entre as maiores parceiras do Governo Lula no esquema publicitário apelidado de PAC.

2 comentários:

Prof.Franco disse...

Olá gosto do seu blog. Fico feliz sempre ao ver a da dia uma nova materia.Continue sempre motivado na arte de informar.

Abraços Prof. Franco
Jornal os municipios

David da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.