sábado, 16 de maio de 2009

Deficiente mata frango e gato a dentadas no Pirajuçara

Se este texto fosse uma reportagem policial, seria um caso de frangocídio seguido de gaticídio. Os fatos narrados são rigorosamente verdadeiros, e as pessoas e bichos aqui citados são reais. Se a personagem desta história é culpada ou inocente, voce decide.
Fotos: David da Silva

Quando o gatinho Mingau (à direita) apareceu agonizante, sangrando no quintal da sua casa na manhã da 2ª-feira 11 de maio, a primeira suspeita caiu sobre a cachorra Shakira. Ela já havia matado o frango Zico no final de janeiro de 2009. Os bichos são dos donos do
Bar do Carioca, no Pirajuçara, Taboão da Serra.
O gato ficou internado o dia todo, tomando soro. Por ter perdido muito sangue, sua temperatura baixou demais, e ele passou 12 horas enrolado em cobertor elétrico. À noite teve alta. Sua vontade de viver era tanta que jantou dois pedaços de carne. Mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo a médica veterinária, os cortes em Mingau mostraram que ele sofreu mordidas profundas. Principalmente na coxa, por onde seu sangue se esvaiu.

O gato foi adotado há sete meses por Dalva, esposa do Carioca. O bichano estava em uma casa de ração para ser doado quando ganhou o novo lar.
Todas as noites por volta das 19h ou 20h, Mingau entrava mansamente no Bar do Carioca, e subia na pia. Miava para seu dono abrir a torneira.
Era uma atração para os fregueses vê-lo beber água. Depois de matar a sede, antes de sair para sua ronda noturna ele brincava com as crianças no salão do bar (à esquerda Mingau e Yago, netinho de Carioca).

O quinto mandamento
A cachorra Shakira já deu muitas despesas. Comprada por Dalva há 10 anos por R$ 250,00, ela ficou muito gorda. Esfolava a barriga na escada que liga o bar à residência. De tanto subir e descer se arrastando nos degraus teve hérnia de disco. Seus donos gastaram cerca de mil reais no tratamento da sua coluna, mas ela não voltou a andar.
O metalúrgico Emídio, dono de uma serralheria no bairro, pesquisou na internet como fabricar uma cadeira de rodas para a cadela. Depois de dois anos se arrastando sobre a cadeirinha, Shakira voltou a andar, mancando.
Durante o tempo em que ficou entrevada, Shakira contou com a solidariedade de Suzi, a outra cachorrinha da casa. Tudo o que Suzi comia, levava para dividir com Shakira. Anos antes, houve outra prova da fidelidade canina: Shakira teve filhotes, mas seu leite era pouco. Numa transformação biológica fantástica, a virgem e castrada Suzi teve lactação, e virou ama-de-leite dos filhos da amiga.
Todas estas provas de amor não ensinaram Shakira a obedecer ao quinto mandamento da Bíblia (“não matarás”). Um frango adotado pela família teve morte cruel e por motivo fútil nas garras de Shakira.

Escapou da panela
Um sujeito chegou certo dia no Bar do Carioca com um pintinho na mão: “Se ninguém quiser o bichinho vou ter de matar ele”. Carioca salvou o pintinho da morte precoce. Colocou-o em uma gaiola a salvo das cachorras, e pensava come-lo com quiabo quando engordasse. (Na foto à esquerda, Zico uma semana antes de ser assassinado)
O frango foi batizado de Zico em homenagem ao famoso jogador Zico do Flamengo, também conhecido por "Galinho de Quintino". 

Em poucas semanas tornou-se um belo frangão. Dalva sugeriu ao marido deixar Zico vivo até virar galo. Ele estava livre da panela...
Dalva gostava de carregar Zico no colo, e ele passou a viver solto no quintal. O ciúme que ele provocou em Shakira foi sua sentença de morte. Certa tarde, após várias horas no colo da dona, Zico teve seu pescoço destroçado pela mandíbula enciumada de Shakira.

Quem matou Mingau?
Ontem à noite, Dalva me perguntou: “O Carioca te contou que a assassina fez outra vítima?”. Na noite anterior o comerciante me disse que a cachorra não tinha marcas do sangue do gato. Mas agora admitia: “Ela e a Suzi se caguetaram”. Carioca estava no intervalo de uma disputa de bilhar, e esperei o fim do jogo para ouvir a história. Como perdeu a partida, Carioca voltou embirrento para o balcão: “Vamos parar com este assunto, senão a situação da Shakira vai complicar ainda mais. Ela é velhinha e semi-aleijada. Não conseguiria matar o gato. Não creio em duplo assassinato”.
Tudo em boteco vira aposta. E o balcão pode virar júri popular. Uma parte da freguesia concorda com Dalva que Shakira exterminou Mingau, assim como fez com Zico. Outra parte, arrisca na versão de Carioca.
Shakira em árabe significa “graciosa, cheia de encantos”. Mas no caso desta cachorra, ela é mais “cheia de raiva” dos bichinhos adotados por seus donos.
A Suzi que se cuide...

Nenhum comentário: