quinta-feira, 14 de maio de 2009

Briga de Galo com sangue de boi

A comida é uma constante nos meus papos à beira do balcão com o dono do Bar do Carioca, com meu mano repórter da várzea Marco Antonio Iadoccico, com o dono do Buteco do Pezão, com o Muhammad do Jornal SP Imprensa, com o Tio Carlinhos e outros colegas de copo e de cruz. Por isto na nossa birosca imaginária também vamos trocar idéias e receitas sobre pratos de origem proletária.

Compre o galo um dia antes, porque nesta receita o rei do galinheiro fica marinando por 24 horas.

Ingredientes

1 cebola;

1 cenoura;

½ alho-poró;

1 ramo de tomilho;

2 folhas de louro;

10 unidades de pimenta negra;

1 garrafa de vinho Bourgogne ou Malbec;

1 galo de 1,5 kg;

100g de bacon;

Salsinha picada a gosto.

Para a guarnição:

200g de champignon paris;

100g de cebola baby;

500g de batata;

30g de farinha de trigo;

30g de manteiga mole

Preparo

Corte o galo em 8 pedaços e junte a cebola em cubos, a cenoura, o alho-poró, o louro e o tomilho. Adicione pimenta em grão e vinho tinto, e deixe o galo conversar com os temperos até o dia seguinte.

Refogue na frigideira os pedaços de galo, deixando-os levemente dourados. Adicione o bacon e os legumes da marinada ao vinho tinto. Deixe cozinhar por 1h. Retire os pedaços da panela e passe o caldo de cozimento na peneira. Engrosse com a farinha e a manteiga mole e junte novamente ao galo. Cozinhe as batatas em uma panela com água, ponha a cenoura e cebola para guarnição. Refogue o champignon na frigideira. Junte a guarnição em cima do preparo e adicione salsinha picada.


O desenho do pé do galo é de Mello Menezes para a capa do disco Galos de Briga de João Bosco e Aldir Blanc. Ponha esta música como trilha sonora enquanto voce prepara o rango.

Nenhum comentário: