terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Se for escrachar, faça-o com engenho e arte

Quando é lição de esculacho,
Olhaí, sai de baixo,
Que eu sou professor

Chico Buarque – Ruy Guerra

Um amigo meu (desses que o Aldir diz ser o espelho “onde melhor conheci minha face”) me mandou o link pro vídeo de uma banda escrota com um rock tosco chamando papai noel de féladaputa.
Nem cliquei naquela bost bobagem. Mas a provocação teve o mérito de me lembrar de duas obras de arte, verdadeiramente artísticas, sobre a desmistificação do Pai Natal, como o "velhinho" é chamado lá na terra de Fernando Pessoa.
Em 2001, esta deliciazinha aí da foto à direita, a artista sérvia Biljana Djurdjevic, pintou o óleo sobre tela The Last Days of Santa Claus. A bela e belicosa pintora nasceu há 36 aninhos em Belgrado, capital da Sérvia.
Não há mito do nosso tempo que sobreviva às pinceladas violentas de Biljana. O “bom velhinho” é só mais uma de suas vítimas....
Na poesia, considero como um dos mais demolidores de noel os versos do escritor norte-americano Charles Harper Webb. Não sei o ano em que foi escrito The Dead of Santa Claus. Só sei que Charles Webb é super premiado em sua terra, é professor de inglês na Universidade Estadual da Califórnia, e psicoterapeuta em Long Beach, onde mora.
Antes de ser professor universitário, foi guitarrista de rock por 15 anos.
Para o poeta e ensaísta Edward Hirsch, a poesia de Charles Webb “tem uma energia selvagem inventiva, um humor peculiar, por vezes, e mesmo maníaco”.
Abra uma garrafa de vinho e leia este poema em voz alta.
Pra quem é monoglota feito eu, adianto que os versos dizem mais ou menos o seguinte: Papai Noel sentiu dores no peito durante uma semana. Mas os médicos não atendem chamadas de casas do Polo Norte. O cartão do convênio médico de Noel tinha caducado, e ele chegou a desmaiar quando foi fazer exame de sangue. No hospital ele pensa que a dor no estômago é simples indigestão. Até que um dia, alimentando as renas, sentiu como se um punho monstruoso agarrasse seu coração, e não parava de apertar. Sufocado, ele vê seu belo mundo branco se tornar preto, e cai de barriga na neve gelatinosa. A senhora Noel sai correndo em lágrimas da fábrica de brinquedos, e os elfos ficam torcendo as mãozinhas, enquanto o nariz de Rudolph pisca feito uma ambulância triste. Em Houston, no Texas, há uma casa com luz acesa. O menino de oito anos ouve sua mãe falar que as crianças da escola estão dizendo que Santa Claus é uma farsa. Ela senta-se ao lado do filho no sofá estampado com florzinhas roxas; pega na mão da criança, com lágrimas na garganta, e ele vê a terrível notícia crescendo nos olhos dela.
Bonito pra cacête, nénão???
Com uma beleza de poesia desta, quem precisa sujar os olhos e os ouvidos com vídeo de música punk?

The Dead of Santa Claus

Charles Harper Webb

He's had the chest pains for weeks,
but doctors don't make house
calls to the North Pole,

he's let his Blue Cross lapse,
blood tests make him faint,
hospital gown always flap

open, waiting rooms upset
his stomach, and it's only
indigestion anyway, he thinks,

until, feeding the reindeer,
he feels as if a monster fist
has grabbed his heart and won't

stop squeezing. He can't
breathe, and the beautiful white
world he loves goes black,

and he drops on his jelly belly
in the snow and Mrs. Claus
tears out of the toy factory

wailing, and the elves wring
their little hands, and Rudolph's
nose blinks like a sad ambulance

light, and in a tract house
in Houston, Texas, I'm 8,
telling my mom that stupid

kids at school say Santa's a big
fake, and she sits with me
on our purple-flowered couch,

and takes my hand, tears
in her throat, the terrible
news rising in her eyes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém da imprensa pode ajudar?

Menina é agredida em Shopping e tem o rosto desfigurado

Nesta última quarta-feira mãe e filha, uma adolescente de 16 anos, foram fazer compras de natal no shoppinga taboão, em Taboão da Serra, município da grande São Paulo. Passaram a tarde inteira fazendo compras e quando foram pagar o estacionamento (R$ 3,50) para irem embora entraram em uma discussão com um homem que havia furado a fila para pagarem o estacionamento.
O homem ficou furioso com o questionamento e partiu para cima da adolescente, foi quando a mãe entrou em defesa da filha. A confusão foi vista por outros compradores até que chegou a segurança e segurou a mãe, que a esta altura estava em luta corporal com o homem.
Quando a mãe foi segura, o agressor partiu pra cima da menina e desferiu dois golpes com o capacete que segurava, desfigurando o rosto da menina.
Quando a polícia chegou levou todos para a delegacia, mãe, menina e o agressor, nenhum segurança do Shopping sequer acompanhou as mulheres até a delegacia. Ninguém do shopping acompanhou-as até o hospital.
Na viatura o policial disse que infelizmente não ia dar em nada, na delegacia da mulher disseram que infelizmente o agressor não podia ser preso, mesmo sendo sendo preso em flagrante.
A família está indignada, não só com a justiça, mas com o shopping, que se quer pronunciou, sequer acompanhou o caso. Nem um telefonema para se saber o que aconteceu.
Mãe e filha que passaram a tarde gastando o dinheiro no estabelecimento e só querem saber onde está o espírito natalino do shopping taboão?
A família quer saber quem pode ajudar, já que todos dizem que não vai dar em nada,

Alguém da imprensa pode ajudar?


A menina está traumatizada e a mãe pede ajuda.

Falar com Cema :011.75095886

Shopping Taboão: 011. 2699.4000

http://cremilda.blig.ig.com.br disse...

Taboão da Serra, criou a professora visitadora para garantir um salário a mais para as professoras. Seu autor, candidato derrotado das últimas eleições foi premiado. Ganhou um premio e sua proposta foi um fragoroso fracasso. As escolas de Taboão da Serra não melhoraram o desempenho nem a violência contra aluno melhorou. O objetivo do projeto seria melhorar o relacionamento das famílias com a escola. Ora…sendo a professora a profissão mais bem avaliada pela população e que só perde para o Corpo de Bombeiros, basta a professora dar uma aula de qualidade e respeitar os pais e alunos que será sempre considerada amiga pelos pais.
As professoras de Taboão da Serra que supostamente ( não tem fiscalização mesmo) visitam as famílias é para saber se o marido é desempregado. Se tem drogadição ou se o aluno tem problemas neurólógicos ou psiquiátricos que precise de tratamento.
Se tem problema, sempre tem a professora visitadora não tem como resolver.
Criança e adolescente com qualquer tipo de problema não tem no Taboão da Serra nenhum atendimento especializado. Elas são enviadas para a Casa do Adolescente em São Paulo, onde a demanda é sempre imensa.
Entao a professora vai na casa do aluno saber que a familia tem problema e assim fica amiga ? Resolver, não resolve…Ora…que piada.
O ex-deputado( Cesar CAllegari ) autor do festejado projeto era Secretário de Educação, passou sua gestão toda longa da Secretaria de Educação. Viajou São Paulo inteira divulgando o Projeto Lorota, fazendo provavelmente sua pré campanha para as próximas eleições, graças a um projeto malandro as custas do povo de Taboão da Serra.
Agora o Serra quer copiar a malandragem. As professoras que não passarem na avaliação em São Paulo, vão visitar as famílias e mediar conflito.
Nâo serve para dar aula, mas serve para continuar dependurada nas tetas generosas da Secretária de Educação.
Um proposta imoral, indecente.
Um Projeto que faria Maquiavél corar de vergonha.
O Jornalista Gilberto Dimenstein aplaude e o trouxa do contribuinte paga as contas.
Ano que vem tem eleição.
Tomara que o perceba isso, e dê o troco.
ùnico remédio para curar a Escola pública que está nos seus últimos estertores, está nas urnas…