terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O porre no mundo animal - parte 1

Domingo passado, o programa Planeta Terra (TV Cultura) trouxe alegria extra a este velho blogueiro-butequeiro. Assistir documentários sobre o mundo animal normalmente já me extasia. Mas a edição que assisti anteontem foi dose dupla de satisfação e conhecimento.
Na época do tráfico negreiro, cerca de 300 anos atrás, os escravos levaram com eles macacos-verdes para a ilha São Cristóvão e Nevis, no mar do Caribe. Os negros foram trabalhar na indústria de rum. E como seus macaquinhos de estimação ficavam sempre por ali, em volta dos alambiques...
Não deu outra. Os bichinhos pegaram gosto pelas bebidas alcoólicas. Veja no vídeo com que destreza os símios etílicos assaltam os copos dos turistas. Gravado originalmente para o programa Natureza Bizarra da BBC, de Londres, o filmete mostra os macacos-verdes voltando pras árvores “igual que nem que eu” quando volto pra casa depois de umas e (muitas... muitas) outras.

Estudo recente revelou o gene que faz a macacada encher a cara. Cientistas dos EUA isolaram o gene liberador da substância corticotropina (impossível repetir este nome depois do segundo gole). Pois é esta tal de corticotropina que exerce função importante no sistema que regula nosso estresse. Dependendo da maneira como a pessoa reage ao estresse, varia sua tendência de procurar se distensionar com cachaça, cerveja e/ou afins.
Ah! Uma das cientistas autoras do estudo tem nome bem sugestivo. Ela se chama doutora Christina Barr.

Nenhum comentário: