quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Boas novas da Terra do Gelo

Em meio à desgraceira que a gente tem lido e ouvido e assistido por aí, recebo notícias pra lá de boas da Jussanam, cantora e atriz brasileira que vive a três anos na Islândia.
Tão excelentes as informações, e tão significativas, que transcrevo na íntegra tudo de bom que ela me contou.
(quem está chegando agora no blog e ainda não está por dentro do assunto, recomendo que leia antes aqui)
“Querido David,
Esse ano não começou bem lá no meu Rio de Janeiro (triste, triste). Tenho comentado sobre isso nas minhas páginas do Facebook. Lamento muito pelas centenas de vítimas e pelo sofrimento dos que ficaram.
Por aqui, tenho meus problemas, claro, a vida nunca e só flores mas a música tem me proporcionado maravilhosos momentos nesse comecinho de ano.
Dia 8 de janeiro cantei como profissional no evento que Björk organizou para protestar contra a privatização da Magma (empresa de energia islandesa). Foram 3 dias consecutivos de muita música.
Outros artistas também se apresentaram: Páll Óskar
(pop star islandês) e Pauline McCarthy (cantora britânica).
Foi bom ter conhecido Björk pessoalmente, ter me apresentado a ela brevemente, parabenizá-la pelo evento e depois tê-la na platéia me ouvindo.
Minha filha  disse ter estado orgulhosíssima da minha apresentação nesse dia.
Em 14 de janeiro cantei com Agnar Már Magnússon no Café Haiti, em Reykjavik. Não acreditei quando vi entrando no recinto Þórhallur Gunnarsson! Ele é um famoso apresentador da TV Islandêsa. E não só famoso, mas poderoso também. Ele permaneceu com sua esposa (que dançou ao som da nossa música) até o final do show. Depois tivemos uma maravilhosa conversa por longo tempo. Eles foram as últimas pessoas a deixarem o Café.
Amigo, nem vou te contar todas as coisas que ouvi deles a respeito do meu trabalho, porque senão vou parecer metida demais.
O fato é que se tornaram meus fãs imediatos. E þórhallur disse que vai escrever uma forte carta ao Ministério da Justiça sobre o meu caso. Vai dizer tudo o que ele viu no meu show, e sobre o efeito que o show teve sobre ele e sobre a platéia. Ele disse também que os Ministros deveriam vir assistir ao meu concerto. Me aconselhou a mandar convites para os ministros. Eu enviei o convite para o Ministro da Justiça como ele me recomendou.
Na sexta-feira dia 21 de janeiro, cantei novamente com Agnar no Café Haiti (já te falei da excelência musical do Agnar não é? Ele é simplesmente brilhante!).
Quando eu estava cantando a segunda música, qual não foi meu espanto ao ver entrando no recinto o Ministro da Justiça Ögmundur Jónasson juntamente com sua esposa.

O jornal Frettabladid publicou a presença do ministro do meu show (foto à direita).
O show foi simplesmente lindo! A platéia adorou. A presença do Ministro foi registrada pela cineasta que está gravando o documentário a meu respeito.
Na pausa do show, cumprimentei o Ministro que me apresentou sua esposa, e agradeceu muito por eu tê-lo convidado. Não conversamos mais que isso. Ele foi embora antes do término do show. Mas a presença dele foi realmente algo quase inacreditável. Ele veio!
Agora, vamos aguardar que efeito a presença dele nesse meu show terá sobre a resolução do meu caso.
Nesta quarta-feira 26 de janeiro, gravo com Tómas R. Einarsson um duo para o documentário que estão filmando sobre mim. A seguir, darei uma entrevista para o tablóide Frettabladid, o jornal de maior circulação da Islândia.

Meu querido, fique com Deus e cuide-se bem.
Com o coração ansioso, um pouquinho aflito pelo passar do tempo sem as devidas respostas, mas com esperança e certeza de estar fazendo o melhor que eu posso, cantando sempre!
Beijo grande,
Jussanam"

Página 27 do jornal Dagblaðið Vísir - Ministro da Justiça da Islândia e sua esposa no show de Jussanam no Café Haiti (terceira foto no alto à direita). 
Legenda da foto de Jussanam (centro): "Jussanam söng eins og engill við undirleik Agnars Márs Magnússonar" (Jussanam cantou como um Anjo, acompanhada por Agnar Már Magnússon)

Nenhum comentário: