sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ônibus devem circular com cobradores, diz Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo proibiu empresas de transporte coletivo de circularem com ônibus sem cobradores.
A medida acatou ação do Ministério Público, e aplica-se ao município de São Bernardo do Campo, na região do ABC na Grande São Paulo.
O processo teve início em março de 2005.
O blog está encaminhando ao Ministério Público pedido de informação se há ação judicial semelhante tramitando em Taboão da Serra.
Em dezembro de 2009, a Câmara Municipal aprovou uma lei exigindo a volta dos cobradores às linhas de ônibus municipais. Foi uma exigência tímida, fraca, frouxa. O prefeito não deu a mínima.
O PSDB taboanense, que deveria fazer oposição à atual administração, não se manifesta sobre o assunto. Está silente, omisso. Cúmplice.

Direção perigosa
Segundo o Ministério Público, o fato de motoristas receberem dinheiro e dar o troco gera dupla função, caracterizando “direção perigosa”. A prática contraria o Código Brasileiro de Trânsito, e põe em risco a vida dos passageiros.
O consórcio que explora o transporte público em São Bernardo utilizou-se de uma manobra jurídica conhecida como “embargo de declaração”. O TJ ainda não julgou o recurso, e por isso a medida não é definitiva.
Caso o Tribunal mantenha a decisão de primeira instância da juíza Adriana Bertoni Holmo Figueira, da 3ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, as viações de ônibus que desobedeceram à ordem sofrerão multa diária de 100 salários mínimos.
Segundo a medida judicial, as empresas devem operar unicamente com bilhete eletrônico. Se houver recebimento em dinheiro, os coletivos devem contar com cobradores.
Fonte: site do Ministério Público do Estado de São Paulo

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa história de cobrador de ônibus é coisa de pais subdesenvolvido. Em outros países ninguém nem sabe o que é cobrador de ônibus, pois, é tudo pago por bilhetes iguais aos do metrô. Detalhe, por questões de segurança JAMAIS deveria aparecer dinheiro em ônibus. Eita pais de leis bananas.

Anônimo disse...

Só que em paises desenvolvidos a mentalidade é outra em vários aspectos,a qualidade do transporte publico é outra tbm.

Nos E.U.A por exemplo, um ônibus urbano é melhor que um de viagem daqui do Brasil,quem for lá aproveite e comprove.

Aproveitem tbm e deixem um dia o carro em casa e vão de circular pra ter noção do valor pago,distancia percorrida e qualidade do serviço.