quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tesol leva criatividade e loucura ao palco

Vera e Daniel Diez, criadores do TESOL - Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Artistas em 1953 sobre a situação dos internos da colônia psiquiátrica de Juqueri, em Mairiporã, na Grande São Paulo, é a base para a apresentação “Terra de Loucos, Loucos por Cultura”, pelo grupo Teatro de Expressão Sol (Tesol), na próxima 2ª-feira no Liceu de Artes de Taboão da Serra.
A diretora e atriz teatral Vera Diez trabalhou com improvisações retratando a criatividade das pessoas com transtornos mentais. A experiência foi condensada na dramaturgia escrita por uma aluna do Tesol.
Os abusos e tratamento desumano com os internos do Juqeri são levados ao palco num misto de romantismo e tristeza, embalados ao som de canções brasileiras que marcaram época nas décadas de 1950 e 1960. Também integra a trilha sonora uma composição de Charles Chaplin, e uma música barroca feita em 1680 pelo alemão Johann Pachelbel.
A apresentação é de alunos do Liceu de Artes da Prefeitura de Taboão da Serra, com extensão do Teatro Tesol.

Terra de Loucos, Loucos por Cultura
Dia 17 de dezembro – às 20 horas - Grátis
Liceu de Artes de Taboão da Serra
Rua das Camélias, n° 20 – Pq Assunção

Direção: Vera Diez. Elenco: Adelmo Rosa, Carolina Vanigli, Elias Gomes do Nascimento, João Firmino Oliva Neto, José Walter Costa, Liliane Grisel Romero Giacusa, Marcia Figueiredo, Manoel Alves, Rodrigo Inácio, Vera Diez.
Assistente de Direção: Adelmo Rosa. Direção Artística: Daniel Diez . Dramaturgia: Angela Maria Gomes Otani. Operador de Luz e Som: Thiago Nerva. Figurino, Maquiagem e Fotografia: Aline Nascimento Costa.

Músicas: Roda Viva (Chico Buarque); Ninguém me Ama (Antonio Maria), Luzes da Ribalta (Chaplin), Canon in D (Johann Pachelbel). Intérpretes: Márcia Figueiredo (Ninguém me Ama) e Rodrigo Inácio (Roda Viva).
Violinos: Elisabeth Paschoal, Rubem Magalhães, Felipe Carlos de Oliveira. Violoncelos: Camilo Alves e Otoniel Marques.

Patrocínio:
Aaron Aromas - Óleos Essenciais

Nenhum comentário: