quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ballet/Taboão traz 7 troféus de festival em Santa Catarina

Dança das Fitas conquistou 1° lugar no festival - Foto: David da Silva
A Escola Municipal de Bailado de Taboão da Serra foi a Florianópolis no último final de semana, disputar o Festival Santa Catarina Dança. Foi a 7ª edição desta competição, e a segunda vez em que o ballet taboanense participou dela. Dirigida desde 1998 pela coreógrafa Sonia Almeida, a escola acumula mais de 200 troféus nacionais e internacionais.
A temporada catarinense, que durou de 6ª-feira, 20 de setembro, até a 2ª-feira, rendeu sete prêmios em 11 apresentações competitivas. Na categoria ballet de repertório conjunto juvenil, Taboão da Serra arrebatou todas as premiações ficando em 1°, 2° e 3° lugares. O Festival Santa Catarina Dança atraiu bailarinas e bailarinos de todo o Brasil, desde Estados do Sul, Sudeste, também do Mato Grosso, Bahia e até do longínquo Ceará.
Foto: David da Silva - 21.set.2013
O trabalho coreográfico de Sonia Almeida já é reconhecido mundialmente. Em duas participações na Argentina em 2007 e 2011, o ballet de Taboão da Serra colocou na bagagem 31 troféus. Voltou também coroado de êxito do México – entre os prêmios, o de melhor bailarina para Flávia Almeida, filha de Sonia e também professora de ballet. Em março último participou da VIII American Dance Competition, nos Estados Unidos. Em abril, colheu novos prêmios em Lyon, na França.

Chuva, canseira e troféus
Os 1930 km de ida e volta a Santa Catarina foram vencidos debaixo de céu mal humorado. Mas, mesmo quando alguma garota ficava mal de saúde, o episódio era superado com alegria. “Tirando meu piripaque [passei mal do estômago no caminho de ida], foi ótima a nossa viagem”, relata a bailarina Bárbara.
Foto: David da Silva - 21.set.2013
A chuva não deu trégua nos 3 dias em que os taboanenses estiveram em Florianópolis. O que não impediu a delegação de ir tirar fotos na praia, e se divertir na piscina do hotel.
A professora Sonia Almeida postou no seu mural do Facebook o seguinte resumo de suas emoções: “O ônibus cheio com meus alunos mais queridos, chuva e distância, chuva e trabalho, chuva e companheirismo, chuva e muito Ballet, muitos prêmios, meus filhos comigo, tanta solidariedade, tanto amor e voltei já com saudades!”.
A premiação geral da Escola de Bailado de Taboão da Serra e da Escola de Ballet Sonia Almeida:
Foto: David da Silva - 21.set.2013
Ballet de repertório conjunto juvenil:
1° lugar – Dança das Fitas (coreografia de Alan Camilo)
2° lugar – Valsa das Flores (coreografia de Sonia Almeida)
3° lugar – Valsa das Horas (coreografia de Sonia Almeida)
Ballet livre conjunto pré-juvenil :
3° lugar - Alegria Campestre (coreografia de Sonia Almeida)
Jazz solo adulto feminino:
2° lugar – Ilusão (coreografia de Augusto Carlos)
Jazz solo juvenil feminino:
2° lugar – Fioresta (coreografia de Augusto Carlos)
Jazz trio juvenil
3° lugar – Libertango (coreografia de Sonia Almeida)

Sapatilhas vencedoras
A Escola Municipal de Bailado de Taboão da Serra já tem seu nome em currículos de profissionais do ballet. O bailarino Johnny Almeida (que não é parente de Sonia, mas seguiu a pegada gloriosa da sua mestra) está hoje em Nova York com contrato profissional. Já passou pelo Ballet Bolshoi, participou do Prix de Lausanne, na Suíça, em 2011, e antes de partir para os EUA integrava a Companhia Brasileira de Ballet, do Rio de Janeiro.
Rodolfo Rodrigo é outra revelação de Sonia Almeida para o mercado profissional. Já participou de turnê pela Turquia como bailarino contratado.
A bailarina Cintia Viana, que também iniciou carreira na escola taboanense de bailado, está atualmente na Grécia, e faz turnês pela Europa com a Cia. Adriana Locilento.
Outra ex-aluna de Sonia Almeida que hoje vive exclusivamente de suas sapatilhas é Thamires Rielchelman, na Cia. de Dança Marina Bosch.
E, como filha de peixe peixinho é, a bailarina Flávia Almeida foi eleita duas vezes na Argentina como melhor bailarina. Também trouxe prêmio de melhor bailarina em Cancun (México), além de medalha de prata e de bronze no Festival de Dança de Lyon, na França.

3 comentários:

Associação Músicos do Futuro disse...

Querida Sonia,
Sei o quanto prevalece em teu coração o prazer em ver o seu trabalho mudar a vida de seus alunos.

A nossa “ARTE” é a arte de transformação, pois o cuidado é algo que esta incontido em você como educadora, este cuidado implica em cuidar do outro em toda dimensão humana, todos os detalhes técnicos que você almeja em seu trabalho não podemos sentir o processo como telespectador, mais visto e admirado em seu resultado final.

Continue acreditando que a nossa “Arte” não é mais Cultural e sim um Estado de Saúde, pois nós artistas, alimentamos o ócio e damos a todos os povos qualidade de vida ao degustarem em seus momentos de ociosidade a beleza do seu trabalho.

Parabéns a todos os bailarinos e bailarinas que compõe este grande projeto.

Sejam felizes!

Maestro – Edison Ferreira

sonia almeida disse...

David da Silva, muito obrigada pelas lindas palavras e sua companhia nesta viagem. Agradeço sinceramente em nome de todos os participantes, seu relato preciso e sua redação impecável, um texto ritmado, como uma música, sem advérbios vagos, sucinto, sem excluir nenhum ponto importante...e ainda consegue fazer poesia... parabéns!

sonia almeida disse...

Maestro Edson reverencio seu trabalho, parabéns por tudo de maravilhoso que você já conquistou com seus alunos e seu amor imenso pela musica. parabéns!

Sonia Almeida