quinta-feira, 17 de abril de 2014

Taboão da Serra noite adentro, com Marcelo Borgatto

Borgatto faz parte da turma que inaugurou a Guarda Municipal de Taboão da Serra. 
Foto: David da Silva | Reprodução

6h46 da manhã; 2ª-feira, 14 de abril.
O inspetor Marcelo Borgatto estacionou sua viatura na Central da GCM (Guarda Civil Municipal) de Taboão da Serra. “Final de mais um plantão tumultuado”, escreveu ele no Facebook.
Borgatto e seus colegas de ronda noturna foram atacados com pedras e garrafadas ao fecharem um “pancadão” na periferia da cidade. Um GCM levou uma tijolada na perna. “Graças a Deus todos bem, indo descansar com a certeza do dever cumprido. Amanhã tem mais. Bom dia”, finalizou as suas “transmissões ao vivo” pela rede social.

Direto e reto
Têm sido assim todas as noites em que o inspetor GCM Borgatto está de serviço. As ocorrências noturnas são transmitidas em tempo real no Facebook.
Além do gosto pela profissão de policial, Borgatto mostra um particular aprêço em manter a cidade informada sobre o que se passa pelas noites e madrugadas afora.

As postagens dele são acompanhadas por uma legião de taboanenses. Seu relato, no exato momento em que a GCM faz os patrulhamentos, transmite tranquilidade à população.
Bodega barulhenta fechada pela GCM. Foto: M. Borgatto
No fechamento do “pancadão” no domingo passado, Borgatto relatou que as guarnições da GCM foram recebidas com fúria por cerca de 200 pessoas que ocupavam a Rua João Pereira dos Santos, no Jd Record. Além de desobstruir a via pública, os guardas também determinaram o fechamento de uma espelunca que promove zoeiras naquela localidade.
Tão logo Borgatto relatou o fato à 01h05, cerca de 60 comentários transformaram a página do policial em tribuna popular. Discutiu-se, além do tema segurança pública, a falta de espaços de lazer e cultura para a juventude de bairros proletários.
As transmissões simultâneas do inspetor taboanense têm recebido elogios até de fora do município. “Parabéns Borgatto pelo seu profissionalismo e pela GCM de Taboão. Eu comento aqui no litoral com alguns amigos sobre sua instituição, porque as daqui [são] QRU NIHIL total”, comentou o internauta Antonio Lima.

Além dos mais de 60 comentários, em poucos minutos a postagem de Borgatto recebeu 89 curtidas e cinco compartilhamentos.
Prisão de motoqueiros ladrões em 10 de abril - Foto: M. Borgatto

Prata da casa
Marcelo Borgatto está na GCM taboanense desde a fundação da corporação em 1991.

Nascido em Taboão da Serra em 30 de março de 1969, fez seus estudos primários (hoje ensino fundamental) na antiga Escola Estadual José MacCagnan, atual EMEF Maria José Luizetto Buscarini, no Jd São Judas, na turma de 1976. O segundo grau (antigo colegial, turma de 1986) foi cursado na Escola Ugo Arduini, na Vila Carmelina.
Borgatto aos 18 anos com professoras da Escola Ugo Arduini

Além do ofício com farda e arma, Borgatto cursou Recursos Humanos e Gestão de Pessoas na Faculdade Anhanguera, campus taboanense. Essas digitais transformam o inspetor como um profissional profundamente identificado com a cidade.
Todas as noites, antes de sair para mais um plantão, Borgatto, 45 anos, pai da Marcella e do Maurício, e marido da Leoci, avisa aos internautas: “Equipe “D” nas ruas de Taboão até as 7h da manhã. Que Deus proteja a todos. Ótima noite. Contem sempre com a GCM. E aos nossos inimigos, tentem a sorte”.

Sucesso nas ruas e redes sociais
O perfil de Borgatto no Facebook tem 4.983 pessoas adicionadas até o momento desta reportagem. Dificilmente fica abaixo de 100 o número de curtidas a cada atualização.
A reação dos internautas mostra a dimensão da expectativa popular com quem zela pelo sossego público nas noites e madrugadas. Ao postar, às 22h16 do dia 1 de abril, que ladrões de um carro deram de cara com a viatura da GCM durante a fuga, houve 117 “curtir” e nove compartilhamentos imediatos. “Aqui é daquele jeito”.

No início da madrugada de 10 de abril, à meia-noite e 53 minutos o inspetor avisou à comunidade conectada: “Equipe Romucam acaba de prender ladrões com uma moto roubada e um revólver. Eles agiam há tempos na região do Pq Marabá”.
Operação Fecha-Botecos em 16 de abril. Foto: M. Borgatto
Em oito minutos houve 157 “curtir” e 13 compartilhamentos.
Às 4h04 da madrugada de 12 de abril, novos aplausos e likes para o fechamento de mais um pancadão na cidade.
O cerco implacável aos barulhentos das altas horas gera confiança na população. Moradores da Rua Líbia, no Pq Monte Alegre, se animaram a denunciar um bar que promove baile funk na frente do estabelecimento, atraindo multidão que fecha totalmente a via. “Venho aqui pedir providências da GCM na questão da perturbação da paz em nosso bairro”, solicitou um munícipe na página do GCM que se converteu num verdadeiro “olho de gato” nas noites mal dormidas da cidade.

Na madrugada de ontem, 4ª-feira 16 de abril, às 3h25 o inspetor informou pelo Face que um veículo roubado foi encontrado abandonado, batido no muro de um comércio numa rua transversal do bairro Pq Pinheiros.
Foto: M. Borgatto
Horas antes, à 1h18 Borgatto havia transmitido fotos do fechamento de um boteco barulhento: “GCM/Taboão e Fiscalização juntas no combate à perturbação ao sossego alheio”.

8 comentários:

Anônimo disse...

Como que este Marcelo Borgatto continua trabalhando no plantão sem porte de arma!! Pelo que parece deveria estar em serviço administrativo!! Se for enquadrado por porte ilegal não vai chorar para o anticristo, que nem ele vai segurar!

Unknown disse...

Parabéns Marcelo Borgatto a GCM sempre foi presente em Taboão da Serra, Parabéns a todos os Agentes da GCM pela bravura e serviços prestados, hoje é assim primeiro a GCM depois a Policia!

Unknown disse...

Parabéns Marcelo Borgatto pelo trabalho e dedicação,parabéns a toda GCM que vem com muita bravura desempenhando um belo serviço ao povo de Taboão da Serra, hoje a GCM tem um papel fundamental a cidade!

Rodrigo disse...

Acho que falta um pouco de conhecimento de sua parte hein caro colega anônimo, só não entendo o pq entrar para criticar, vc pelo visto não faz nada, então deixa o caminho livre para quem quer faze, aprenda um pouco da constituição e sobre leis, ai avoltamos a nos falar...
Ah e aprenda a identificar-se, é uma forma de dar-te credibilidade...

INSP. MARCELO BORGATTO disse...

Estou muito orgulhoso e também emocionado depois de ter lido umas oito vezes esta biografia. Confesso que até lágrimas rolaram pelo meu rosto. Vou continuar trabalhando com o mesmo amor e dedicação que tenho por esta cidade, por esta população, e principalmente, por esta corporação que tanto amo. Não desanimarei jamais, e a cidade de Taboão da Serra, tenha certeza que tem a melhor GCM da região.
A INVEJA É A ARMA DO INCOPETENTE

Unknown disse...

Parabéns Insp Marcelo agora falta pouco para fazer parte dessa grande Familia Azul Marinho de Taboão da Serra Tenho o Sr como espelho para Corporação, Parabéns a Você e ao Municipe de Taboão da Serra.

geralda disse...

Isto nos prova que ainda existem pessoas que trabalham por amor a profissão escolhida, e a vida daqueles que dependem dela. E que nem tudo está perdido. Ao insp Marcelo Borgato, os meus mais que sinceros parabens pela sua retidão de caráter, e profissionalismo, em um mundo que fede a corrupção. Que Deus te baençoe, te guarde e te livre de todo mal, especialmente da inveja. Amém?

A.C.S.W. disse...

Borgatto grande pessoa... Pessoa de boa índole e que sempre procura ajudara todos que o solicitam. Tenho um grande prazer em dizer que eu o conheço e acompanho suas tragetorias do dia a dia... Orgulho de ter estudado com uma pessoa com tamanho caráter.