terça-feira, 25 de novembro de 2014

Com repertório eclético, Músicos do Futuro brilham no Recital 2014

Homenageado do ano foi o compositor Julio Cesar de Figueiredo    
Orquestra Experimental Músicos do Futuro. Regência: maestro Edison Ferreira.
Foto: David da Silva - 23.nov.2014
O recital de final de ano da Associação Músicos do Futuro ofereceu uma gama variada de estilos musicais para o público que lotou o teatro do Centro de Ensino Unificado (CEU) Campo Limpo no último domingo, 23 de novembro. A programação teve música erudita, trilhas sonoras de filmes, chorinho, baião, maracatu, baladas românticas, cantiga africana e até canções populares catalãs.
Foto: David da Silva
O ponto alto do evento foi a homenagem ao compositor e arranjador Julio Cesar de Figueiredo, nome de destaque no cenário da MPB e da música sinfônica brasileira.
Houve ainda uma emocionante reverência ao maestro Edison Ferreira, que fundou a Associação Músicos do Futuro há exatos 18 anos. A entidade começou em 1996 com apenas 5 alunos que aprendiam música no apertado vestiário de uma escola estadual no Parque Marabá, Taboão da Serra. Hoje a entidade tem 716 alunos, no convênio mantido com a Prefeitura de Taboão da Serra. Nestes 18 anos, mais de 4.600 crianças e jovens já passaram pela associação, com vários deles tendo atingido nível médio e avançado em formação musical. Os números são sonoros: 83 destes ex-alunos estão atualmente muito bem empregados em orquestras sinfônicas espalhadas pelo Brasil, em bandas sinfônicas e bandas de shows; 18 destes alunos se graduaram em música como bacharel; outros três ex-alunos cursam nível superior em música na Universidade de São Paulo e na Faculdade Cantareira, e há outros dois ex-alunos fazendo Mestrado em Música na USP e na Universidade Federal da Paraíba.
Foto: David da Silva
Foto: David da Silva
O homenageado Julio Cesar de Figueiredo (foto à esquerda) é um gigante no seu ofício. É o principal arranjador musical da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Começou a estudar violino com apenas sete anos de idade; aos nove anos passou a estudar contrabaixo acústico. Em 1966 iniciou no piano. Estudou composição e regência com o legendário Camargo Guarnieri.
No campo da Música Popular Brasileira, Julio Cesar de Figueiredo tem seu nome ligado a grandes astros como Dick Farney, Alaíde Costa, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Nara Leão e muitos outros. Além de compositor, arranjador e produtor de discos, também compôs trilhas sonoras para comerciais de rádio e televisão.
É mestre em várias áreas musicais na Faculdade Cantareira, na Escola de Música do Estado de São Paulo, e na Universidade Livre de Música Tom Jobim.

“Essa é a quinta edição do nosso Recital de Final de Ano em que são homenageados grandes nomes da música. Já foram enaltecidos o dr. Paulo Meinberg (fundador da Faculdade Cantareira), o compositor Antonio Ribeiro, o maestro-arranjador-compositor Edmundo Villani-Côrtes, e a violinista Elisa Fukuda”, relaciona o maestro Edison Ferreira, ele próprio muito comovido, levado às lágrimas pela louvação que a associação lhe pregou de surpresa.
Maestro Edison Ferreira e Julio Figueiredo
Foto: David da Silva - 23.nov.2014
A respeito do trabalho do maestro Edison Ferreira na educação musical mesclado com o resgate social das potencialidades da juventude, Julio Cesar Figueiredo disse:
“Mais ou menos oito anos atrás, conheci o maestro Edison Ferreira. Desde então venho acompanhando o trabalho dele na Associação Músicos do Futuro. A luta dele é uma luta solitária. Porque na verdade, me parece que quando você quer fazer trapaças, sempre encontra pessoas que te acompanham. Agora se você quer ajudar, parece que ninguém te apóia. Então ele tem que lutar, lutar, lutar, para manter uma associação. Ao contrário do que acontece neste país. Ou seja. As pessoas fazem as coisas em benefício próprio. E veja: ele corre pra cá, corre pra lá, faz de tudo – como se diz na linguagem popular: faz das tripas coração – para poder fazer um bem para a comunidade. Especialmente àquelas pessoas mais carentes. Isto, no que nós estamos vivendo hoje, que a gente tanto ouve no noticiário, isto é um oásis. Porque a gente só vê acontecer o contrário. É isto que eu tenho a falar desse sujeito que é um grande cara.  Eu apoio a Associação Músicos do Futuro porque nós precisamos até de muito mais associações como esta, pra gente começar a mudar o nosso país”.
Alunos, familiares e funcionários homenageiam maestro Edison. Foto: David da Silva
Recentemente a Associação Músicos do Futuro recebeu o apoio do compositor popular Leandro Lehart.
A campanha Eu Apoio visa num futuro próximo conquistar uma sede própria para a Associação.
Músicos do Futuro dirigidos pelo maestro Edison irão tocar no próximo dia 2 de dezembro na inauguração do prédio próprio da Câmara Municipal de Taboão da Serra. No dia 7 de dezembro haverá um recital especial com almoço na sede da entidade (veja o anúncio no topo desta página). Ainda em dezembro a Associação Músicos do Futuro estará presente com seu coral e quarteto de cordas no Natal Iluminado, na Praça Nicola Vivilechio.

A programação completa do que foi executado no Recital 2014 dos Músicos do Futuro está aqui













Orquestra Experimental Músicos do Futuro. Regência: maestro Edison Ferreira. trompetes: Rafael Dias, Leandro Lima, Miquéias Leme, Amanda Santos Costa.  flautas: Marcelle Ferreira, Gabrielli Coelho,Arthur Guilherme. violinos: Hágatha Mayumi Kanzawa, Douglas Araujo,Thaina Pinto Rios, Lucas Silva Dantas, Vitória dos santos Marques, Bianca Abigail , Martha Chawana, Nathalia Nacamura, Elisa Gomes, Jhonatas Henrique Amaro, Felipe Carlos de Oliveira. oboé: Erick Felix. clarinetes: Debora Cabral, Renan Vitor. trompas:  Camile Vitoria, Caroline Francisco. tuba:  José Renato. percussão: Juliana Brizzi, Vinicius Pazzini ,Edvan Rodrigues ,Sidney Júlio. violas sinfônicas: Murilo Frias,Gabriel de Mello, Mauro Koite, Allan Henrique Sanches, Matteus Farias. violoncelos: Cassiano Sampaio, Nathalia Bueno, Ester Cabral. contrabaixo: Jorginho Silva

Nenhum comentário: