sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Desenhista de Taboão da Serra lança HQ em Sampa, sábado

Bruno Hamzagic com o prêmio máximo do Salão
de Humor de Piracicaba em 2012. Foto: Divulgação
Que o desenhista Bruno e eu nos conhecemos desde 1998, já contei aqui. Mas hoje ficou reafirmada a certeza que o grande caricaturista Bruno Hamzagic guarda com certa ternura aquele velho tempo. Quando ele recebeu a primeira grana de sua vida com o trabalho de artista. E ficou na minha frente com cara de bobo, segurando o cheque. E rindo. Pois antes de fazer as ilustrações para o jornal que eu editava na época, o Bruno tentou ganhar uns trocados pintando faixas. Até daria certo, não fosse um pequeno entrave. Detalhista e caprichoso ao extremo, ele demorou três dias para entregar a faixa que em geral é pintada em uma ou duas horas. O negócio era mesmo se debruçar na prancheta e botar no papel seu talento caudaloso.
Amanhã, sábado 13 de dezembro, Bruno Hamzagic põe no mercado uma nova faceta de sua capacidade criadora. O primeiro volume das tirinhas Goiabada e Queijo Branco virá ao mundo na Feira de Quadrinhos Independentes, na zona norte de São Paulo (detalhes abaixo).
O casal-personagem
do livro de tirinhas
Quando dei a notícia do lançamento de seu livro no meu perfil do Facebook, Bruno retribuiu com uma generosidade que me faz compartir com os frequentadores desse blog-boteco:
“David! Suas palavras sempre me deixam sem palavras! Fiquei parado emocionado e lembrando daquele tempo! Saudades! Tudo o que acabo te escrevendo se torna pequeno frente ao que sinto. Realmente aquele primeiro salário parecia surreal, mas estava alí acontecendo e sempre fico renovando as memórias daquela época que só depois de viver nos damos conta de quão legal era!”

O início da carreira de desenhista de Bruno Hamzagic correu perigos de desvio da rota.
Apaixonado por trompete, chegou a integrar a banda sinfônica do maestro Edison Ferreira, criador da Associação Músicos do Futuro.
Para se sustentar, submeteu-se a serviço burocrático no INSS, e depois passou tempos fazendo cópias de mapas na Prefeitura de Taboão da Serra. O jornalzinho formato tablóide da associação dos funcionários municipais taboanenses, lhe deu asas. Primeiro colocado no Mapa Cultural Paulista deu o impulso que o levaria ao lugar de grande vencedor do cobiçado Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2012.
José Saramago, por Bruno Hamzagic
Hoje Hamzagic é um nome aplaudido nas artes gráficas do mundo todo.
Suas caricaturas campeãs remetem à técnica de desconstrução de figuras humanas celebrizada por Picasso. E mergulham os olhos do público no ambiente surreal consagrado por Salvador Dali.
Por isto pego de um artista espanhol um dos elogios mais entusiasmados sobre o taboanense ilustre: “O grande Bruno Hamzagic é um caricaturista genial, que ultrapassa os limites da caricatura convencional, levando-nos a extremos surrealistas. Tem uma qualidade excelente nas quais suas imagens não apenas impactam, mas também assombram e deleitam, mesmo pessoas sem grande conhecimento de artes plásticas. Revolucionário e maravilhoso em sua execução tanto técnica como na grande perspicácia e ideia do conceito em si”, escreve o desenhista Goyo Velas, de Santa Cruz do Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha.
Bruno mistura técnicas de duas e três dimensões (2D e 3D). Esmiúça cada um dos traços dos personagens. Funde detalhes humanos com objetos. Está consolidado como artista de expressividade inconfundível.

Sobre as tirinhas que o artista trará à luz neste sábado, passo a palavra ao próprio autor: “Goiabada e Queijo Branco é uma tira permeada com humor leve, satirizando democraticamente o dia-a-dia de um casal jovem no mundo contemporâneo. Dois “trintões”, estão casados há mais de cinco anos e ambos, na medida do possível, possuem estabilidade profissional e financeira. Em cada sequência são abordados pormenores de situações da rotina matrimonial e individual, sendo desde o fato de desligar o despertador de manhã, achar um caminho no GPS, resolver um problema com a operadora de televisão por assinatura, até o simples fato de conseguir usar o banheiro. Longe de serem “Romeu & Julieta”, afinal nenhum dos dois é maníaco suicida. Sempre acabam no caminho do escárnio mais do que do romance, num amor bem humorado”, explica Bruno Hamzagic.
O artista revela que a publicação dessas tirinhas é algo que alucina sua vida “desde 2008, quando ainda eram rabiscos despretensiosos”.

Nascido de uma holandesa e com sobrenome iuguslavo, Bruno pode ser descrito com uma só palavra: gargalhada. Rí de tudo, e de toda e qualquer coisa ou pessoa. As gargalhadas do Bruno ficam gravadas definitivamente nos salões da memória de quem tenha a bênção de cruzar o seu caminho.

As tirinhas Goiabada e Queijo Branco já têm seu site oficial e também  

Serviço
Sessões de autógrafos do livro Goiabada e Queijo Branco, de Bruno Hamzagic
Feira de Quadrinhos independentes, pequenas editoras, publicações alternativas e Lançamentos
Sábado e Domingo, 13 e 14 de dezembro, das 10h às 18h.
BIBLIOTECA DE SÃO PAULO/ BSP
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP
(ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: 11 2089 0800

Nenhum comentário: