quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jussanam ganha prêmio internacional de música

Jussanam Dejah: pronta para o mercado mundial da música
A cantora e compositora Jussanam Dejah, brasileira radicada na França, teve o seu samba Amanhã é Carnaval entre as cinco músicas vencedoras no Indaba Sync Featured Artist Contest. Composta em parceria com o islandês Ingvi Thor Kormarksson, a música foi escolhida entre 201 inscritas.
A premiação consiste na inclusão da composição no catálogo do Indaba. “Ser incluída neste catálogo, significa que o Indaba vai apresentar meu trabalho para a indústria internacional da música, para tentar vendê-lo a vários tipos de mídia, incluindo a indústria cinematográfica e o mercado da publicidade. Nunca sabemos o que isso pode dar, mas estou super feliz por ter sido premiada”, comemora Jussanam.
O prêmio também inclui a produção de um vídeo nos Estados Unidos, gravado ao vivo em Nova York. Além da brasileira, o prêmio foi para dois músicos norte-americanos e outro de Cingapura.

Antenada
Antes de morar na França, a carioca Jussanam Dejah viveu na Islândia a partir de fevereiro de 2008. Ela agora mora em Cannes, no sul da França, para onde foi ao ser contemplada com uma bolsa para aperfeiçoamento artístico.
Jussanam teve ampla repercussão na imprensa da Islândia
Antes de sair da Islândia, Jussanam enfrentou e venceu uma árdua batalha para conquistar o título de cidadã daquele país. Sua luta despertou o apoio da classe artística, sindicatos de trabalhadores, políticos e pessoas do povo, e agora ela tem dupla cidadania brasileira-islandesa – veja o link no rodapé da postagem.
Sobre os recentes acontecimentos com o atentado terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo, Jussanam conta: “Eu sempre fui admiradora da França. E agora vivendo aqui posso dizer que realmente continuo apreciando a mentalidade desse povo. Os franceses estão mais preocupados com a segurança, mas a França está também mais unida e orgulhosa de seus valores”. 
A distância de sua casa atual com a sua terra natal não impede Jussanam de ficar com os olhos atentos ao que acontece aqui. “Lamento tudo o que tem acontecido no Brasil em termos políticos, econômicos e as mortes diárias por causa da violência”, diz a cantora. “Uma voz grita dentro de mim. Quem dera um dia eu poder ver meu povo brasileiro unido como vi o povo islandês após a crise em 2008, e agora na França depois desse atentado”.
Sobre os escândalos políticos brasileiros, a irritação de Jussanam entrou em ebulição dias atrás, ao assistir uma entrevista da professora Maria Estela Basso. Doutora em direito internacional, Maria Estela explicou que os empréstimos do governo do PT feitos a Cuba e à Venezuela deveriam ter sido aprovados pela Câmara e o Senado Federal. “Estou longe do Brasil, mas minha indignação cresce a cada dia. E o Congresso Nacional, por que não age? Que desgosto!”.

Ouça Jussanam Dejah no samba premiado Amanhã é Carnaval, com: guitarra: Asgeir Asgeirsson – contrabaixo: Birgir Bragason – bateria: Mathias Hemstock – percussão: Cheick Bangoura. Música de Ingvi Thor Kormarksson. Letra de Jussanam.

Acompanhe Jussanam no facebook
Veja as 23 matérias que já escrevi sobre ela aqui

Nenhum comentário: