segunda-feira, 1 de junho de 2015

Terminam hoje inscrições para oficinas do Encontro Mulheres Negras na Dança

Espetáculo Dikanga Calunga - Foto: Mônica Cardim
O I Encontro de Mulheres Negras na Dança, de 4 a 7 de junho, com o objetivo de proporcionar a experiência estética, o contato e a troca entre artistas negras da dança e o público.
Serão três espetáculos, uma roda de conversa e duas oficinas de dança realizados pelas artistas e companhias convidadas no Espaço Clariô, em Taboão da Serra, e no Espaço CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes), no bairro do Campo Limpo, em São Paulo.
As inscrições para participar das oficinas se encerram nesta segunda-feira, 1º de junho pelo e-mail navegrisciacenica@gmail.com  
As atividades e espetáculos do evento revelam diversas perspectivas sobre o fazer artístico, com materiais, estéticas e temáticas muito diversas. É a partir da perspectiva artística que a Nave Gris Cia. Cênica, que está promovendo o encontro, busca abordar e propor o diálogo sobre as questões étnico-raciais e de gênero presentes nas obras, fazeres e/ou trajetória profissional dessas artistas.
Na abertura do encontro será realizada uma roda de conversa com artistas negras da dança de diferentes gerações: a coreógrafa, coordenadora do Grupo Lapett e professora da ECA-USP Sayonara Pereira, a diretora da E² Cia. Teatro e Dança Eliana de Santana, que iniciou sua carreira no teatro com diretores como Antunes Filho, Antônio Abujamra e Gerald Thomas,  e a diretora da Cia. Sansacroma, dançarina, atriz, coreógrafa e gestora cultural Gal Martins e com mediação da bailarina, mestranda em artes cênicas pela Unesp, Kanzelumuka. A roda de conversa será no Espaço Clariô, em Taboão da Serra e as discussões abertas ao público em geral.
Baseado na obra Afro Margin, do pintor britânico Chris Ofili, o espetáculo homônimo trabalha a verticalidade do corpo em suspensão e a poética do duplo sentido de margem. A produção é da E² Cia. de Teatro e Dança. Já na peça coreografada do Grupo Lapett Unterweg(s) (estar a caminho, em alemão), o elenco se coloca a caminho em diferentes fases de sua vida. Concebido pela Nave Gris Cia. Cênica, o espetáculo Dikanga Calunga (mar distante, em quimbundo0 remete ao fluxo entre ancestralidade, tradição e contemporaneidade no corpo. Sob a perspectiva do feminino tem a água como elemento transformador, que conecta o humano ao que lhe é ancestral e sagrado.
Foto: Mônica Cardim
Já as oficinas terão três horas de duração cada. A primeira delas é a Oficina A Dança da Indignação, conceito criado por Gal Martins, com a Cia. Sansacroma. O termo é inspirado na obra do pedagogo Paulo Freire. Usa uma linguagem estética que possa reverberar as indignações sociais e pessoais numa abordagem política trazendo elementos entre vida e arte, arte e vida.
A segunda é a Oficina Dança Negra Contemporânea: procedimentos criativos, com a Nave Gris Cia. Cênica. A oficina pretende ser um espaço para o estudo e desenvolvimento de uma dança autoral que parte das corporeidades da tradição afro-brasileira de origem banto.

I Encontro Mulheres Negras na Dança
De 4 a 7 de junho, quinta a domingo.
Espaço Clariô (r. Santa Luzia, 96, Vila Santa Luzia, Taboão da Serra. Informações: 0/xx/11 4701-8401) e Espaço Cita, somente sábado e domingo (r. Aroldo de Azevedo, 20, Campo Limpo, São Paulo. Informações 0/xx/11 5844-4116)
Quanto: Grátis
PROGRAMAÇÃO
04/06/2015 (quinta-feira) no Espaço Clariô:
19h - Abertura e RODA DE CONVERSA com Sayonara Pereira (Grupo LAPETT), Eliana de Santana (E² Cia de Teatro e Dança) e Gal Martins (Cia. Sansacroma) - mediação Kanzelumuka (Nave Gris Cia. Cênica).

05/06/2015 (sexta-feira) no Espaço Clariô:
20h - Espetáculo Dikanga Calunga (Nave Gris Cia. Cênica)

06/06/2015 (sábado) 
no Espaço CITA:
14h às 17h - Oficina Dança da indignação, com Cia.Sansacroma
no Espaço Clariô:
19h - Espetáculo Unterweg(s) (Grupo LAPETT)
20h - Espetáculo Afro Margin (E² Cia. de Teatro e Dança)

07/06/2015 (domingo) no Espaço CITA:
14 às 17h - Oficina de Dança negra contemporânea, com Nave Gris Cia. Cênica

Nenhum comentário: