terça-feira, 27 de março de 2018

Pesquisadores italianos descobrem o que Jesus jantou na Última Ceia

Orias Elias (Jesus) e Thânia Rocha (Maria) protagonizam a Paixão de Cristo | Taboão da Serra, no próximo 30 de março, Sexta-Feira Santa. 
Foto: Rogério Gonzaga

David da Silva

No espetáculo teatral ao ar livre da próxima 6ª-feira, em frente ao Parque das Hortênsias, o público vai ouvir o personagem central dizer: “Tenho desejado comer com vocês essa Páscoa, porque não comerei outra antes da Páscoa perfeita”. É o ator Orias Elias quem dá vida a Jesus neste ano. A Encenação da Paixão de Cristo é uma tradição que se repete ininterruptamente há 62 anos em Taboão da Serra. A cena da Santa Ceia transpõe para o palco o ambiente imaginado por Leonardo da Vinci na sua famosa tela pintada entre 1495 e 1498. O pintor estava errado.
Esta e outras descobertas estão no livro Gerusalemme: L’Ultima Cena (ainda não traduzido para o português) escrito a quatro mãos pela egiptóloga Marta Berogno e o arqueólogo Generoso Urciuoli.

No chão

Mergulhados em versículos da Bíblia, escritos judaicos, antigas obras romanas e escavações arqueológicas, a dupla de pesquisadores trouxe à tona uma tese robusta. “Naquele tempo na Palestina, a comida era colocada em mesas baixas e os convidados comiam sentados em almofadas no chão e tapetes reclinados”, afirma Urciuoli, especialista em história do cristianismo primitivo.
Reconstituição da última ceia numa versão mais adequada aos hábitos e mobiliário da Palestina de 2.000 anos atrás

Arqueologia da comida

O que Cristo comeu antes de ser preso? A Bíblia relata em minúcias o que aqueles 13 homens conversaram durante o jantar. Mas não especifica o que foi servido na refeição.
A egiptóloga e seu colega arqueólogo foram atrás de pistas em obras de arte, em dados históricos e até pinturas em catacumbas do século 3. Com isso, foram capazes de detalhar alimentos e hábitos alimentares da Palestina na época de Cristo.
Há de se considerar que o mestre e seus 12 discípulos eram todos judeus. Estavam submetidos às leis religiosas dietéticas conhecidas como kashrut, que determina quais alimentos podem ou não podem ser consumidos, e como devem ser preparados.

Feijão com cordeiro assado

Cholent é um tipo de feijoada judaica;
receita no comentário

Os estudos revelaram que o cardápio da última refeição de Cristo com seus companheiros teve pão sem fermento, vinho, um típico molho de peixe romano conhecido por tzir, carne de cordeiro, cholent (ensopado de feijão cozido a fogo lento), azeitonas com hissopo (planta da família da hortelã), ervas amargas com pistache, e charosset (um doce com maçãs e/ou tâmaras amassadas ou picadas e misturadas com vinho, nozes, cravo e canela - veja a receita no comentário).
“As ervas amargas e o charosset são pratos típicos da Páscoa judaica; o cholent era comido nas festas, e o hissopo era consumido cotidianamente”, diz Urciuoli, dono do blog Archeoricette (arqueologia de receitas) sobre comida ancestral.
O hissopo que os judeus comiam no dia-a-dia é muito comum naquela região, e conforme 1 Reis 4:33 “brota nos muros” e também nas fendas das rochas.

Outra cena da Paixão de Cristo onde aparecem comes e bebes é o banquete do aniversário de Herodes. Ele era um admirador confesso da cultura e dos refinamentos da Grécia e Roma. E isto feria a sensibilidade religiosa dos hebreus, que o odiavam.
A comilança no Palácio de Herodes refletia a influência da culinária romana na Galileia.
Mas isto é assunto para outra postagem, ou para outra refeição, se você assim preferir.

2 comentários:

David da Silva disse...

CHOLENT (rende 8 Porções)
Ingredientes
• 250 grama(s) de feijão-fradinho
• 250 grama(s) de feijão-branco
• 2 colher(es) de sopa de óleo de girassol
• 1 quilo(s) de peito de boi
• sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
• 2 cebolas picadas
• 6 dente(s) de alho amassados
• 1 colher(es) de sopa de páprica doce
• 3 pedaço(s) de osso com tutano (opcional)
• 2 xícara(s) de chá de tomate sem pele e sem sementes, picado
• 1/2 xícara(s) de chá de cevada
• 4 ovos
• 5 batatas descascadas e cortadas em quatro
• 2 cenouras cortadas em rodelas grossas

Modo de preparo
Coloque os feijões em uma panela e cubra com água. Cozinhe por um minuto. Tire alguma impureza que possa ter que subido à superfície, drene e separe.
Aqueça o forno a 160ºC. Aqueça o óleo em uma panela 100% metálica (de preferência, de ferro) de 2 litros, em fogo médio. Tempere a carne com sal e pimenta e doure os dois lados na panela por uns dez minutos. Retire da panela e disponha a carne em um prato. Coloque agora a cebola, o alho e a páprica na panela e refogue até que a cebola fique macia (cerca de dez minutos). Junte os feijões, a carne, os ossos com tutano (se for usar), os tomates, a cevada, os ovos na casca,as batatas e as cenouras. Cubra com oito xícaras de água, acerte o sal e a pimenta e espere ferver. Cubra a panela e leve tudo ao forno quente.
Cozinhe no forno por cerca de duas horas ou até que a carne fique macia. Para servir, tire a carne da panela. Corte em fatias e divida em seis cumbucas individuais. Descasque os ovos, pique e faça o mesmo. Por cima, divida todo o conteúdo da panela. Enfeite com salsinha picada.

David da Silva disse...

CHAROSSET (rende 10 porções)
Ingredientes
1 xícara de nozes descascadas
6 maçãs descascadas sem as sementes
1 pêra tipo Anjou descascada e sem sementes
1 colher de chá de limão
½ colher de chá de canela pó
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de vinho vermelho (como é o costume Chabad)

Modo de preparo
Coloque as nozes no multiprocessador. Adicione as maçãs e a pêra. Processe até ficar pastoso. Adicione o limão e o vinho . Pulse por alguns minutos. Coloque num recipiente e guarde na geladeira.