sexta-feira, 26 de março de 2021

Já faltam insumos para intubação na UPA de Taboão da Serra

A crise da falta de medicamentos para intubar doentes da Covid chega a Taboão da Serra
 
David da Silva

Os medicamentos midazolam e rocurônio, utilizados na sedação de pacientes com Covid-19 para a colocação de respiradores, já estão em falta na UPA (Unidade Pronto Atendimento) Akira Tada, referência para a doença no município de Taboão da Serra. Um grupo de professores está na busca desses relaxantes musculares para socorrer uma colega de profissão internada na unidade. “O médico disse que a [...] está em estado grave. A preocupação dele agora é a falta de sedativos para a intubação. Estamos procurando essa medicação para ela”, é o apelo que circula no whatsapp.

A paciente que necessita de midazolam e rocurônio para sua intubação é professora na Prefeitura de Taboão da Serra, e completou dois anos de casa no último dia 7 de março.

 Colapso da intubação

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 1.316 municípios do Brasil estão em risco de falta de medicamentos para intubar vítimas da Covid-19.

Além do colapso da rede pública, parte dos hospitais particulares brasileiros só tem medicamentos para atender pacientes com Covid-19 até 2ª-feira, garante a confederação.

Troca de mensagens entre professores da rede municipal de Taboão da Serra na noite desta 6ª-feira

Nenhum comentário: