quarta-feira, 14 de abril de 2021

Unidades de Saúde não vacinam professores contra a Covid em Taboão da Serra

Profissionais da Educação à espera da vacina no Cemur. Foto: Reprodução – 12.abr.2021


David da Silva

Nenhuma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Taboão da Serra está aplicando vacina contra o coronavírus em professores. Dos 13 postos de saúde do município, 12 deles vacinam os grupos prioritários. Mas os trabalhadores da Educação com idade acima de 47 anos de idade que atuam diretamente nas escolas contam com apenas um local de vacinação, no Cemur.

Taboão da Serra tem 53 escolas municipais de ensino infantil, fundamental e médio, e 13 creches do Programa de Atendimento às Crianças. A rede pública estadual tem 27 escolas, e a rede particular, 51 escolas. A prefeitura não divulgou a quantidade de pessoas acima de 47 anos que trabalham presencialmente nessas escolas e em contato com os alunos. Também não foi apresentado balanço parcial da vacinação que se encerra hoje.

Metade da prefeitura

O pessoal da Educação representa 45,98% dos 6.500 funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra. Dos 2.989 servidores da Secretaria Municipal da Educação, 2.693 trabalham dentro das escolas.

 Única opção

Diferente de Taboão da Serra que acumula os educadores e demais funcionários das escolas em um único local de vacinação, cidades vizinhas oferecem mais opções – Itapecerica da Serra e Embu das Artes dão aos trabalhadores das unidades de ensino três polos de vacinação cada uma.

Na etapa dos idosos de 69 anos a Prefeitura de Taboão também disponibilizou apenas um ponto de vacinas contra a Covid-19 em um shopping, e manteve todas as suas UBSs fechadas por 10 dias no recesso sanitário entre 26 de março a 4 de abril.

Restrições

O Governo do Estado de SP anunciou a vacina para professores no dia 24 de março. A Prefeitura de Taboão da Serra só emitiu o comunicado após 16 dias, em 8 de abril, e o site para agendamento só ficou disponível depois das 6h da tarde da última 6ª-feira.

Além de local restrito e dispor de apenas três dias, a vacinação dos professores tem horário limitado das 8h às 16h, enquanto nas 12 UBSs a vacina dos demais grupos de risco é aplicada de 2ª a 6ª-feira das 7h às 17h.

Taboão da Serra está entre as últimas colocações de vacinação na lista dos 645 municípios paulistas


Nenhum comentário: