sexta-feira, 24 de junho de 2022

Mães reclamam de uniforme incompleto e com tamanho errado

David da Silva

A entrega de uniformes para a rede municipal de ensino de Taboão da Serra foi retomada na última 4ª-feira (22). Na remessa anterior, a prefeitura recebeu 6.500 kits com tamanhos errados e tecido inferior ao exigido pelo edital. Mas a remessa atual continua com problema no tamanho e falta de itens como meias e tênis, conforme o blog apurou nas manifestações de mães de alunos pelas redes sociais.

A Prefeitura de Taboão da Serra comprou 32 mil kits de uniformes escolares por quase 11 milhões de reais (R$ 10.708.880,00). A concorrência pública para a compra começou em 26 de outubro do ano passado. O contrato foi fechado em 8 de dezembro. O ano letivo taboanense começou em 7 de fevereiro. A entrega dos uniformes vai para o seu final oito meses após a abertura da concorrência, e cinco meses depois da volta às aulas.

Escolhida a dedo

A EMEF Cecília Meireles foi a primeira a receber o restante dos uniformes. A escola foi escolhida para a segunda etapa das entregas, com direito a discursos e selfies de políticos, porque foi citada no último 3 de junho em um telejornal que denunciou problemas com o tamanho e a qualidade dos fardamentos. De forma correta, a diretora da unidade escolar só entregou os kits de uniformes quando todas as crianças foram contempladas.

Reclamações

A falta do tênis no uniforme estudantil foi muito criticada. “Uniforme na metade do ano sem o tênis? Gente, vamos acordar!”, comentou Jana de Paula. A mãe Cecilia de Jesus Lourenço denuncia que faltaram as meias nos kits entregues à EMI Maria Cebolinha. A falta do calçado também foi destacada por Luciana Rodrigues Correa Alonso: “Sem contar que demorou tanto, e ainda não vem com o tênis, como os dos anos anteriores”. A internauta Pam Silva segue no mesmo diapasão: “Tá, mas e o tênis que não veio junto? O inverno tá aí, tem criança que nem tem um tênis pra vestir”.

O tamanho errado é ressaltado por algumas mães. “Meu filho tem 8 anos e deram um uniforme tamanho 16”, relata Karoline Coelho. A costura da camiseta foi citada: “Nossa que absurdo, tamanhos nada a ver, camisetas toda torta, ok que a jaqueta é bem forrada”, pondera Tereza Spoliante.

Mesmo quem elogia, não deixa de criticar o atraso da entrega. “Estão de parabéns mesmo, a qualidade é muito boa e as peças bonitas, visivelmente feito com carinho e respeito. Só acho que deveriam ter sido entregues no início do ano letivo”, escreveu Danìí Flor.

A página do prefeito no facebook só reage a elogios. “Na escola Ugo Arduini não tem previsão de entrega. Algo a dizer?”, questiona Tatiane Oliveira. A pergunta postada ontem (23) às 19h31 seguia sem resposta até a publicação desta reportagem.

Caótica e perigosa

Mesmo exaltando o que ela diz ser “o melhor uniforme que nossas crianças já ganharam”, a munícipe Drica Amorim abordou o prefeito no instagram sobre crianças em risco com o desleixo no playground de uma escola: “Aproveitando aqui para deixar minha indignação com o descaso que estão fazendo com o parquinho da EMI Piteco , pois já liguei na [Secretaria de] Manutenção, já mandei mensagem para vereadores, e até agora nada. Senhor Prefeito, a situação lá está caótica e perigosa para nossas crianças. Por favor dê uma atenção, pois eles podem se machucar, pois tem muito ferrugem e madeiras podres”.






Nenhum comentário: